HPV

As verrugas genitais são causadas pelos vírus do papiloma humano (Human Papillomavirus – HPV). A maioria das infecções pelo HPV são assintomáticas, subclínicas ou não são reconhecidas. O homem pode apresentar lesões no pênis, prepúcio, bolsa escrotal e região anal. Dependendo da localização, as verrugas genitais podem causar dor, prurido (coceira) ou descamação.
Atualmente, é a doença sexualmente transmissível (DST) mais prevalente e estima-se que nos EUA mais de 1% da população adulta sexualmente ativa tenham a doença ativa, além de 15%, que apresentam infecção assintomática.
A população mais atingida encontra-se na faixa dos 18 aos 28 anos. Entre os principais fatores de risco para a patologia estão o comportamento sexual e a multiplicidade de parceiros, bem como o não uso do preservativo.
O diagnóstico é feito através da inspeção das regiões suspeitas pelo médico. Lesões características confirmam o diagnóstico de HPV, sendo rara a necessidade de biópsia. Esta é indicada quando não há resposta ao tratamento, não há certeza no diagnóstico, há piora das lesões após o tratamento ou se o paciente é imunocomprometido. Um dos testes usados para a confirmação do HPV é o que utiliza marcadores moleculares, que vão evidenciar o DNA do vírus.
No consultório, muitos médicos ainda se utilizam da peniscopia, na qual o pênis é embebido em uma solução de ácido acético, ficando as áreas suspeitas demarcadas e visíveis. Este teste está caindo em desuso porque não se comprovaram os benefícios em se tratar as lesões subclínicas. Do mesmo modo, não está indicado o tratamento do homem sem lesões, cuja parceira apresente infecção ativa pelo HPV.
O tratamento procura erradicar as lesões visíveis, reduzindo sua infectividade e transmissibilidade. Porém, pode haver regressão espontânea das verrugas. São utilizadas várias substâncias aplicadas localmente, seja no consultório (pelo médico) ou em casa (pelo paciente). Remoção cirúrgica e cauterização pelo calor ou frio (crioterapia) também podem ser empregadas.
Portanto, melhor do que tratar é prevenir. Evitar multiplicidade de parceiros e utilizar sempre o preservativo é a opção mais acertada para evitar o HPV e todas as outras DSTs, inclusive a Aids.