VASECTOMIA

vasectomia

VASECTOMIA

A vasectomia é um meio seguro e efetivo para a contracepção masculina permanente. Apesar da simplicidade do procedimento – mais fácil, menos custoso e com menos complicações do que a ligadura das trompas na mulher – a vasectomia é relativamente pouco empregada entre os casais. Isso se deve ao fato do procedimento ser ainda pouco conhecido, pelo medo de complicações e pela falsa idéia de que a vasectomia leva à impotência sexual.
A cirurgia não deve ser realizada em homens jovens, solteiros ou que ainda não tiveram filhos, pois apesar da reversão da vasectomia ser possível, o procedimento deve ser encarado como um método definitivo de esterilização.
A vasectomia é realizada por meio de uma ou duas pequenas incisões na bolsa escrotal, pelas quais o médico secciona e liga (amarra) as extremidades dos ductos deferentes. Essas estruturas são as responsáveis pelo transporte dos espermatozóides dos testículos até a uretra, no momento da ejaculação. Uma vez interrompido este trajeto, o homem se torna estéril. A cirurgia é geralmente realizada com anestesia local, sem necessidade de internação e o paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte. Recomenda-se pelo menos uma semana de abstinência sexual.
As complicações são raras e de pouca gravidade. Hematoma no local da incisão, infecção e dor local podem acontecer, mas são facilmente tratadas. Dor testicular crônica ocorre em 0,1% dos pacientes, necessitando reversão do procedimento ou retirada do epidídimo.
A cirurgia não é 100% garantida, pois existe a remota possibilidade de recanalização espontânea dos ductos deferentes (menos de 1% dos casos). Por isso, é importante o paciente realizar pelo menos dois espermogramas que mostrem azoospermia (ausência de espermatozóides no sêmen), de 4 a 6 semanas após o procedimento (aproximadamente 15 a 20 ejaculações)
Até esta confirmação, o casal deve se utilizar de algum outro método anticoncepcional. Se após três meses o paciente ainda apresentar espermatozóides móveis no espermograma, é recomendável repetir a vasectomia.