CIRURGIA ROBÓTICA

CIRURGIA ROBÓTICA

O uso de robôs para realizar cirurgias foi uma tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos, em uso desde o início do ano 2000. No Brasil esta tipo de tratamento está disponível desde 2008.
O robô é uma evolução da laparoscopia; também é uma cirurgia sem cortes, em que instrumentos e uma câmera são introduzidos no abdômen do paciente através de pequenos orifícios. Estes instrumentos são controlados por braços robóticos, porém não devemos pensar que a cirurgia é feita pelo robô; os instrumentos são controlados por um médico especialista que realiza o procedimento em um console, como se fosse um “videogame”.
A vantagem da cirurgia robótica é que os instrumentos utilizados, por terem maior liberdade de movimentos e melhor visão, fornecem uma destreza e grau de controle maior do que na laparoscopia convencional. O robô pode ser utilizado principalmente em cirurgias para câncer de próstata, mas também tem utilidade em doenças do rim, bexiga e supra-renais.
Apesar de não haver equipamento robótico ainda em nossa cidade, em nossa clínica oferecemos este tipo de tratamento aos nossos pacientes; devido a sua pós-graduação no Hospital Israelita Sírio-Libanês em São Paulo, que dispõe do robô,  o Dr. Juliano Plastina mantém estreito contato com a instituição para que seus pacientes possam ter acesso à tecnologia.
Nenhum Comentário

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.